
Falta menos do que faltava
A redenção da área urbana de Pelotas em termos de abastecimento de água potável está próxima. Trabalhos para a operacionalização da nova Estação de Tratamento de Água São Gonçalo estão 90% concluídos. As obras atuais são realizadas na praça 20 de Setembro, com a implantação de três caixas de manobras e muitos canos enterrados. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e a presidente do Sanep Michele Alsina visitaram o local (foto). A rede adutora subterrânea tem 700 milímetros de diâmetro e fará ligação com o reservatório da praça Piratinino de Almeida, o R1, que tem capacidade de armazenar 1,2 milhão de litros. A injeção direta na rede de abastecimento será de 500 litros de água potável por segundo e o investimento total é perto dos R$ 52 milhões.
TALHADAS
Capão do Leão tem a atração para a Zona Sul neste fim de semana. É a 12ª Festa da Melancia, que começa hoje e vai até domingo, no Park Animal Dream World, no acesso à cidade pela BR-293. Muitas atrações artísticas e gastronômicas.
ESTRUTURA
Presidente e vice da Comissão Especial para Revisão da Lei Orgânica, vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e Jurandir Silva (PSOL) terão reunião com o presidente da Câmara, vereador Cesinha (PSB), hoje pela manhã.
ESTRUTURA II
Na pauta, o documento com a nova composição da comissão, com vereadores de todos os partidos, as subcomissões e os eixos de atuação. Com a publicação legal, os trabalhos poderão ser iniciados oficialmente.
MUDINHOS
Centenas de telefones fixos das operadoras Oi e Vivo, pelo menos até ontem, estavam mudos em Pelotas. Muitas queixas, em especial em consultórios médicos e assemelhados. Motivo seria o período de troca de comando, das duas para a Claro. Estranho.
PROTEÇÃO
Atento observador do cotidiano pelotense comenta com o Espeto a demora na implantação das sinalizações vertical e horizontal na rua Padre Felício. Registra que o asfalto ficou “de primeira”, mas que, com a nova situação, há indução de que a via é preferencial, quando não o é em todos os cruzamentos.
CURIOSIDADE
Entre as 17 leis sancionadas pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) na quarta-feira, uma chama a atenção. É a Lei 7.137/2022. De autoria do vereador Marcos Ferreira (UB).
CURIOSIDADE II
A dita cuja dispõe sobre a garantia do direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de ensino de Pelotas. Será que há casos em que a lei não esteja sendo respeitada? Pelo menos um?
PRESSÃO
Representante do Sindicato dos Municipários de Canguçu (Simca) participa da tribuna popular em sessão ordinária na Câmara de Vereadores. Pauta: anulação e nova votação da manutenção de Veto Parcial do prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) para projeto aprovado.
BOLSO
O projeto cria bonificação anual para agentes comunitários de saúde e da dengue. Entendimento do Sindicato é que a aprovação ocorreu em desconformidade de disposto do Regimento Interno da Câmara.
LIVRINHO
Vereador César Madrid (PP) protocola requerimento pedindo a anulação da votação. Justifica que, pelo Regimento Interno, a votação de Veto deve ser nominal e, no caso em tela, foi realizada de forma simbólica. Diz também o Regimento que votações realizadas em desacordo com o que ali é determinado serão nulas.
TAMBÉM
Qualquer semelhança não será coincidência com o que acontece na Câmara de Vereadores de Pelotas. Há muitas e muitas legislaturas. Não é de hoje. Projetos são discutidos, votados e aprovados e rejeitados sem levar em conta dispositivos legais ou regramentos internos. Exemplos? É só pesquisar.
ENTENDA

Da série Quem gosta de estudar. O professor e pesquisador pelotense Leandro Moreira Maciel é o exemplo. Hoje ele é o recordista brasileiro em número de títulos universitários, 65, abrangendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e aperfeiçoamento técnico. Por iniciativa do vereador Carlos Júnior (PSD), a Câmara de Pelotas reconheceu o fato, entregando-lhe uma Moção de Homenagem (foto).
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário